Acontece com todo mundo: você define a meta para ficar em forma e aumenta o volume dos treinos. Vai à academia e começa a prestar mais atenção no que está comendo — tudo com a expectativa de que perderá alguns quilos. Contudo, nada disso faz efeito. E você fica se perguntando: por que não consigo emagrecer?
Antes de jogar a balança (e seu objetivo) pela janela, saiba que é totalmente normal. Na verdade, a situação nem sempre é irreversível. Às vezes, uns quilos a mais são parte do processo de melhorar a sua composição corporal. Ou então um sinal de que você ainda não acertou na combinação certa de exercícios + alimentação. E até uma mensagem do seu corpo tentando dizer que é preciso comer mais… ou pelo menos de maneira diferente.
Para um grande número de pessoas, emagrecer talvez seja um dos maiores obstáculos . O desejo de perder peso cega e invade a mente. Claro que é excelente perder peso, mas muitas pessoas se frustram com os resultados e metas que são traçados e muitas vezes não são alcançados. A pergunta que não quer calar: por que você não está conseguindo emagrecer?
Existe uma infinidade de fatores, como a ansiedade e o stress: eles geralmente influenciam muito na quantidade de comida que consumimos. Quando estamos ansiosos e estressados, tendemos a procurar por comidas que nos satisfazem mais no âmbito do prazer, o que significa que essas comidas possuem mais açúcar e gorduras. A ansiedade e o stress conduzem para uma certa compulsão e, inevitavelmente, descontamos nossos problemas nas comidas mais “atrativas”.
A questão dos hormônios
Outro fator muito importante são os hormônios; eles necessitam estar em equilíbrio, pois, qualquer alteração poderá afetar o processo de emagrecimento. O cortisol é o famoso hormônio do stress. Sua presença em grandes quantidades causa mudanças no metabolismo que acarretam picos de glicose, diminuindo a queima de gordura.
A falta de produção de hormônios T3 e T4 pela tireoide também dificulta o processo de emagrecimento. Essa condição é classificada como uma doença metabólica chamada hipotireoidismo.
Ter privação de sono também dificulta o emagrecimento, pois há diminuição: do hormônio do crescimento, o GH; da massa magra (quanto menos músculos temos, menos energia gastamos); da saciedade causado pelo hormônio leptina e aumento de apetite causado pela grelina.
Não ter acompanhamento nutricional e uma dieta personalizada também interfere no emagrecimento, pois cada pessoa tem necessidades, objetivos, perfis e comorbidades que devem ser respeitadas, além de estratégias que devem ser atendidas. Por isso, nunca pegue nenhuma dieta pronta na internet ou copie o que outra pessoa faz. A individualidade tem que ser atendida e é necessária para o alcance dos objetivos.
Outras atitudes que prejudicam seu emagrecimento são:
- Pouca hidratação;
- Não ter um ambiente tranquilo e agradável para realizar as refeições;
- Não fazer sua própria comida e consumir industrializados;
- Falta de rotina e horários para as refeições;
- Não praticar a reeducação alimentar;
- Consumir bebidas calóricas, como refrigerantes ou sucos de fruta adoçados com açúcar refinado;
- Se privar de alimentos que gosta de comer;
- Comer excessivamente;
- Comer até ficar de estômago extremamente “cheio”;
- Não praticar exercícios;
- Ir às compras com fome e comprar tudo o que tem vontade;
- Ter no armário comidas “tentadoras”.
- P.S.: Uma dica extra: Muitas pessoas tem me perguntado qual produto eu indico para emagrecer e eu indico ESTE AQUI, pois ele é recomendado por médicos e endocrinologistas em 47 países e agora está disponível no Brasil. Veja os benefícios que ele traz: