A acne é um dos problemas de pele mais comuns do mundo, afetando pessoas de todas as idades e gêneros. Os adolescentes conhecem bem este inimigo que ataca com força na puberdade.
Muitas pessoas lutam contra espinhas e cravos durante a adolescência, mas este problema também pode persistir durante a vida adulta.
Mas mesmo casos severos podem ser tratados e apresentar melhora, deixando a pele com uma aparência mais bonita e saudável. Se você quer evitar as tão temidas espinhas, conheça agora algumas dicas de dermatologia que podem ajudar a evitar a acne. Confira.
Como surge a acne
A acne é ocasionada pelo processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos sebáceos. Esta inflamação ocorre quando os folículos capilares são obstruídos por óleo e células mortas da pele.
O aparecimento de espinhas e cravos se inicia na adolescência, desencadeado pelas mudanças hormonais, que alteram a dinâmica da pele. Os hormônios são responsáveis pelo início do funcionamento das glândulas sebáceas, ocasionando a produção de oleosidade.
Peles mais oleosas têm uma maior tendência a ter cravos e espinhas que peles mais secas. E muitos adultos ou pessoas com outros tipos de pele também podem apresentar espinhas e cravos, devido a inúmeros fatores que ocasionam a produção de oleosidade e a obstrução das glândulas.
A produção da oleosidade tem ligação direta com os hormônios, mas também pode ser influenciada pelo uso de alguns medicamentos, exposição exagerada ao sol, além do contato com óleos e produtos gordurosos.
Supõe-se que passar por períodos de stress, consumir pouca água e ter uma alimentação desregrada e rica em processados, gorduras e açúcar também pode favorecer o surgimento da acne, por isso vale a pena também ficar de olho nestes pontos.
A acne causa lesões na pele que podem afetar a autoestima das pessoas, mas existem vários graus e tipos de acne, que podem ser avaliados por um médico dermatologista. Há uma grande diferença entre a acne eventual e a acne severa, que requer um tratamento mais prolongado, com o uso até mesmo de medicamentos orais.
Controlar a oleosidade é fundamental
A acne eventual pode aparecer sem aviso e todos estão sujeitos a algumas espinhas e cravos em algumas ocasiões. Mas é possível tomar alguns cuidados para prevenir uma maior incidência de acne e manter a pele bonita na maior parte do tempo.
Controlar a oleosidade da pele é uma das dicas de dermatologia mais importantes para quem quer ter uma pele lisa e sem acne. Afinal, a oleosidade em excesso é o grande responsável pelo entupimento das glândulas sebáceas. Mas tome cuidado, pois a oleosidade é importante para manter a elasticidade e prevenir a desidratação.
A limpeza da pele não é importante apenas para controlar a oleosidade, mas tam