Lidar com o dinheiro pode ser uma tarefa bem difícil para qualquer pessoa. Controlar despesas, aquisições, impostos, juros, entre outras transações, pode ser bem complicado, especialmente para quem não tem muita experiência ou organização no dia-a-dia. Isso fica ainda mais evidente quando se está lidando com recursos para o seu negócio, que são mais volumosos e complexos. Para ajudar nesse aprendizado, existem cursos de finanças para cada especialidade, desde o orçamento doméstico até a administração de investimentos.
Problemas com administração de recursos financeiros
É comum que a maioria das pessoas tenha dificuldades para lidar com novas formas de finanças. Existem vários pontos que precisam ser aprendidos para ter um bom desempenho e os cursos de finanças podem fornecer esse conhecimento. Isso tanto para ajudar a controlar os gastos da casa e família quanto para começar seu próprio negócio ou fazer um investimento.
Algumas das principais dificuldades e erros a serem enfrentadas são:
- Problemas para analisar de onde vêm e para onde vão seus recursos financeiros;
- Dificuldades para acompanhar taxas de juros;
- Não manter o controle de gastos tão preciso quanto possível, sem arredondamentos;
- Não conseguir avaliar se os gastos excedem os ganhos;
- Não criar um fundo de emergência;
- Não reavaliar o planejamento financeiro de acordo com as variações do mercado;
- Não planejar investimentos em médio e longo prazo.
Benefícios dos cursos de finanças
Através dos cursos, é possível aprender técnicas para gerenciar melhor seus recursos financeiros. Estas podem ir desde tabelas simples para administração de recursos domésticos até planejamentos de investimento em médio e longo prazo. Isso inclui o acompanhamento de taxas e variações do mercado. Tudo depende do tipo de instrução desejada
A primeira vantagem dos cursos de finanças é ajudar no planejamento. Criar um plano de gastos é muito importante para manter o controle de todo o dinheiro que entra e sai de um negócio. Especialmente quando pequenas variações de juros podem causar grandes variações brutas de valores. Isso costuma ocorrer bastante com quem mexe com o mercado financeiro e com a bolsa. Quando uma transação de mais de dez mil sofre uma variação de 1%, o valor adquirido ou perdido é astronômico para qualquer pessoa comum.
Por fim, o curso ensina que mil, dois mil ou cem mil devem ser gastos com a mesma parcimônia. Se não houver controle, logo as contas passaram de cem mil a zero.
Gostou desse conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais e fique de olho em nosso blog, onde falamos sobre diversos assuntos.