O WhatsApp foi criado por Brian Acton e Jan Koum em 2009, nos Estados Unidos, tendo como objetivo principal ser uma alternativa para envio de mensagens SMS, além de agregar envio de mídias. No ano de 2014 o aplicativo foi vendido para a empresa de Mark Zuckerber: o Facebook. Atualmente o aplicativo possui versões disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS), além de versões web e para PCs com sistema Windows ou macOS.
Assim, devido a inovação que trouxe ao mundo tecnológico, o WhatsApp se tornou um dos aplicativos mais baixados no mundo, sendo primordial para muitas pessoas ao redor do mundo poderem trabalhar, estudar e se divertir.
A fama do aplicativo trouxe inúmeros aplicativos semelhantes como o Telegram, até mesmo modificados como o GB WhatsApp e o WhatsApp Plus para as lojas de aplicativos. E por isso, o aplicativo decidiu tomar providências para evitar problemas futuros aos usuários com contas em aplicativos que sejam de verdadeira procedência.
Os aplicativos modificados são os favoritos de muitos usuários, isso porque atraem os usuários oferecendo “benefícios” espetaculares, não existentes na versão oficial do WhatsApp como: como tirar o online, trocar as cores do app, e até retirar o visto dos status, visualizar mensagens e status apagados, entre outros.
O WhatsApp está banindo de forma temporária e gradual os usuários que utilizam versões pirata do aplicativo. Apesar da medida, o banimento pode se tornar definitivo nos casos em que os usuários insistem na utilização da versão não autorizada do aplicativo.
Segundo usuários da rede social Twitter, vários deles tiveram suas afetadas pela nova política da empresa de Mark Zuckerberg. Primeiro ocorre um bloqueio temporário de vinte minutos e, se depois deste período o usuário continuar utilizado o aplicativo pirata, o bloqueio aumenta para quarenta minutos. O tempo de bloqueio aumenta sucessivamente, até que a conta seja banida definitivamente.
Os usuários relataram ainda que quando a pessoa sofre o banimento, aparece um círculo vermelho na tela que indica o tempo de bloqueio restante e a seguinte mensagem: “você está banido por violar os Termos de Serviço”. O site oficial do WhatsApp ainda publicou um comunicado oficial sobre o assunto, uma vez que diversos usuários relataramproblemas e dúvidas sobre o banimento do WhatsApp.
Assim, ao acessar o comunicado oficial é disponibilizada a seguinte mensagem: “Se você recebeu uma mensagem no aplicativo que indica que sua conta está ‘temporariamente banida’, significa que você provavelmente está usando uma versão sem suporte do WhatsApp em vez do aplicativo oficial. Se você não mudar o uso para a versão oficial e for banido novamente, talvez fique impossibilitado de usar o WhatsApp permanentemente.”
O WhatsApp explica ainda que a medida é necessária pois os aplicativos piratas são “desenvolvidos por terceiros e que violam os termos de serviço”.
Por isso, caso você que leu esta notícia use algum aplicativo que não seja o oficial do WhatsApp, desinstale e baixe o original para não correr o risco de ser banido de forma permanente da plataforma.