Morreu o PM Derinalto Cardoso dos Santos, de 34 anos, na noite desta sexta-feira (4). Ele tentou impedir um assalto a uma loja da Casa & Vídeo no Centro de Mesquita, na Baixada Fluminense.
Derinalto foi atingido com um tiro na cabeça e chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Geral de Nova Iguaçu. Em estado gravíssimo, passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos. Cardoso, que era lotado no 20° BPM (Mesquita), deixou uma esposa e seus dois filhos. Ainda não há informações sobre a data e local de seu enterro.
De acordo com amigos de farda, Derinalto era ativo nas redes sociais e costumava mandar vídeos motivacionais para seus colegas militares, incentivando a arriscarem suas vidas para proteger os cidadãos.
O exato momento em que o policial foi alvejado por um dos criminosos que haviam invadido a farmácia para cometer o assalto, foi registrado pelo sistema de câmeras da loja. As imagens mostram o PM e mais um colega de farda entrando na farmácia, após receberem a denúncia que estava havendo um assalto.
A chegada dos PMS foi percebida por um dos criminosos, com uma arma em punho, provavelmente uma pistola, que logo se escondeu atrás de uma prateleira, sem os agentes de segurança perceberem. O criminoso, então, consegue se movimentar e atingir o PM com um tiro à queima roupa na cabeça, fugindo em disparada pela entrada principal do estabelecimento.