Todos os tipos de chá são ligeiramente diuréticos, já que aumentam a ingestão de água e, consequentemente, a produção de urina.
No entanto, existem algumas plantas que parecem ter uma ação diurética mais forte, que é capaz de estimular o corpo a eliminar a retenção de líquidos, ajudando a desinchar, como é o caso do chá de salsinha, de dente-de-leão, cavalinha e hibisco, por exemplo. Chás diuréticos
De acordo com a nutricionista Aline Quissak (CRN 8 10607), chás diuréticos são bebidas que auxiliam na produção de urina, diminuem o inchaço do corpo, melhoram a textura da pele e diminuem a pressão arterial.
Eles favorecem principalmente quem sofre com hipertensão, e não devem ser consumidos por pessoas com pressão baixa ou que tomam remédio controlado para pressão alta.
O ideal é que sempre se faça uso dos chás com supervisão do médico que está orientando o tratamento, para garantir que nenhuma planta afeta o efeito dos remédios receitados, como antibióticos.
1. Chá de salsinha
Ingredientes
30 gramas de folhas de salsinha (frescas ou secas)
1 litro de água
Limão (opcional e a gosto)
Modo de preparo
Ferva a água, desligue o fogo e, quando a água ainda estiver em temperatura elevada, adicione as folhas de salsinha. Deixe as folhas em infusão por aproximadamente 15 minutos na água quente. Adicione limão a gosto, se desejar. Está pronto seu chá de salsinha.
2. Chá de cavalinha
A cavalinha possui um leve efeito diurético e estimula o funcionamento dos rins. Assim, o chá pode ser uma boa forma de tratar alguns casos de retenção de líquido, uma vez que ajuda o corpo a eliminar o excesso de água que possa estar acumulada.
Ingredientes:
10 gramas da planta seca, ou 2 colheres de sopa;
1 litro de água filtrada.
Modo de preparo:
Aqueça a água em uma panela e, quando começar a ferver, desligue o fogo;
Então, acrescente as folhas na água e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos;
Depois, coe e sirva ainda morno.
3. Chá de dente-de-leão
O dente-de-leão é outra planta popular para aumentar a produção de urina e eliminar a retenção de líquidos. Esta planta funciona como diurético natural porque é rica em potássio, um tipo de mineral que atua nos rins aumentando a produção de urina.
Ingredientes
15 g de folhas e raízes de dente-de-leão;
250 ml de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar a água numa xícara e depois colocar as raízes e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber 2 a 3 vezes por dia.
O uso desta planta não deve ser feito durante a gravidez, nem por pessoas com problemas nos ductos biliares ou oclusão intestinal.
4. Chá de hibisco
Retenção de água pode ser muito frustrante (e até mesmo desconfortável). Afinal, ninguém gosta de sentir inchaço. Nesse sentido, o chá de hibisco tem propriedades diuréticas naturais. Ou seja, significa que ele pode ajudar a livrar o excesso de água (através da micção) e evitar inchaço temporário.
Ingredientes
1 litro de água
2 colheres de sopa cheias de hibisco seco
Modo de preparo
Leve a água ao fogo.
Quando começar a levantar as primeiras bolinhas, acrescente o hibisco.
Desligue o fogo e tampe para deixar descansar por 5 minutos (10 no máximo).
Coe em seguida.
Evite voltar a aquecer. Assim, o chá não perde os efeitos terapêuticos.
5. Chá verde
O chá verde é rico em antioxidantes, como os polifenóis que atuam diretamente no combate aos radicais livres, ajudando a prevenir o câncer e, por conter cafeína, ajuda no aceleramento do metabolismo, fazendo com que a queima de gordura seja mais rápida.
Esse chá verde também tem efeito diurético e faz com que o organismo elimine mais líquidos pela urina, evitando a sua retenção que causa inchaço no corpo. E, ainda, essa bebida é um estimulante natural e ajuda a enfrentar as atividades do dia a dia com muito mais energia.
Ingredientes:
200 ml de água
Uma colher de sopa (2g) de folhinhas de chá verde
Modo de preparo:
Coloque 200 ml de água em uma chaleira no fogo baixo e desligue antes de começar a ferver, assim que subirem as primeiras bolhinhas;
Jogue a água quente sobre a quantidade de 1 colher de sopa da erva (2g) em uma xícara;
Cubra deixando em infusão por 3 minutos;
Coe e beba.
Observação: se preferir, pode colocar a planta dento de um infusor de chá e então jogar a água quente, funciona como se fosse um sachê, não vai precisar coar, mas deixe em infusão da mesma forma. Ingerir de 1 a 3 xícaras por dia, conforme orientação do profissional de saúde.
6.Chá-verde com abacaxi
O chá-verde tem ótima ação diurética e, combinado ao abacaxi, que é a fruta que melhor funciona como diurético, torna-se uma bebida potente para quem quer desinchar, além de ter um sabor agradável. Além disso, o chá-verde também possui propriedades antioxidantes e o abacaxi é ótimo para melhorar a digestão.
Ingredientes
500 ml de água
2 rodelas de abacaxi
1 e 1/2 colher (sopa) de chá-verde
Modo de preparo
Ferva a água em uma chaleira com as rodelas de abacaxi.
Quando ferver, adicione o chá-verde e deixe em infusão por 10 minutos.
Depois coe e sirva.
Pode ser consumido como chá gelado, podendo ser adicionado gelo e folhas de hortelã.
Cuidados ao usar os chás diuréticos
É importante saber que o uso de qualquer tipo de chá deve ser sempre orientado por um fitoterapeuta ou um profissional de saúde com conhecimento na área das plantas medicinais.
Idealmente, os chá diuréticos não devem ser usados por pessoas que já estejam fazendo uso de diuréticos sintéticos, como a furosemida, hidroclorotiazida ou espironolactona. Além disso, também devem ser evitados por pacientes com problemas renais, doenças cardíacas ou pressão arterial baixa.
No caso dos chás diuréticos é também muito importante evitar seu uso por mais de 7 dias, principalmente sem orientação de um profissional, já que alguns podem aumentar a eliminação de minerais importantes na urina, podendo causar desequilíbrios no organismo.
P.S.: Uma dica extra: Muitas pessoas tem me perguntado qual produto eu indico para emagrecer e eu indico ESTE AQUI, pois é um método 100% natural para eliminar gordura localizada e emagrecer até 10 kg em apenas 19 dias.
Confira também essa matéria que separamos para você Poderoso chá seca barriga e ainda desincha o corpo e regula o intestino
Confira também estes artigos que separamos especialmente para você, você vai adorar essa OPORTUNIDADE:
Glaucia
11/11/2022 at 06:39
Muito boas essas dicas e receitas obrigada